O vestido AZUL

Num bairro pobre de uma cidade distante morava uma garotinha muito bonita. Ela frequentava a escola do bairro. Sua mãe não tinha muito cuidado, e a crinaça quase sempre se apresentava suja. Suas roupas eram muito velhas e maltratadas.

O professor ficava penalizado com a situação da menina. – Como é que uma menina tão linda pode vir tão mal arrumada e suja para a escola?!

Separou um dinheiro do seu salário, e, embora com dificuldade resolveu comprar-lhe um vestido novo. Nossa! Ela ficou linda no vestido azul!!

Quando a mãe viu a filha naquele lindo vestido azul, sentiu que era lamentável que sua filha , vestida naquele traje novo, fosse tão suja para a escola. Por isso, passou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos, cortar suas unhas…

Quando a semana acabou o marido disse: – Mulher, você não acha uma vergonha, que nossa filha tão limpa e arrumada, more em um lugar como este, caindo aos pedaços…Que tal você ajeitar a casa? Nas horas vagas eu vou dar uma pintura nas paredes, arrumar a cerca e plantar um jardim…

Logo mais a casa se destacava na pequena vila pela beleza das flores que enchiam o jardim, e o cuidado em todos os detalhes. Os vizinhos ficaram envergonhados por morarem em barracos feios e também resolveram cuidar de suas casas, plantar flores, usar pintura e criatividade. Em pouco tempo o bairro todo estava transformado.

Um homeme, que acompanhava os esforços e as lutas daquela gente, pensou que eles bem que mereciam um auxílio das autoridades. Foi ao prefeito e expos suas ideias e saiu de lá com a autorização para formar uma comissão para analisar os melhoramentos que seriam necessários no bairro. A rua, de barro e de lama, foi substituida por asfalto e  calçadas de pedra. O esgoto a céu aberto foram canalizados e o bairro ganhou ares de cidadania.

E tudo começou com um vestido AZUL…

Não era a intensão daquele professor consertar a rua, Ele fez o que podia…deu a sua parte. Fez o primeiro movimento que fez com que outras pessoas se movimentassem a lutar por melhorias.

Será que estamos fazendo a nossa parte? É difícil mudar o estado total das coisas…É difícil varrer toda a rua, mas é fácil varrer a nossa calçada. É difícil reconstruir o planeta, mas é fácil dar um vestido azul…

Imagem: Pinterest

Comentários

  1. Um professor, uma atitude e um vestido azul... tão bela esta história quanto o vestido e a história dele!
    Há muito tempo ouvi um especialista falando sobre arquitetura e planejamento urbano e ele dizia que uma cidade limpa, bonita tornava as pessoas melhores. Seu texto diz exatamente o mesmo! Lindo. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá Débora,

    Vim visitar você depois de sua participação no blog da Ana e, pronto, virei sua leitora! Abraços,
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  3. Ô Débora, assim não vale... Logo de manhã e eu aqui com esta bela liçao! Adorei este texto, fiquei com vontade de repassar pra todo mundo... acho que vou linkar seu post para alguns contatos de e-mail... mas principalmente vou guardar estas palavras aqui dentro, porque afinal, quem não pode dar um vestido azul neh?!

    Bela reflexão, amiga!!!!

    E obrigada pelo comentário querido lá no blog! É muito bom receber o carinho de todas vcs!!!

    Mil beijos
    Ju

    ResponderExcluir
  4. Preciosa essa menininha.
    Salvei aqui nas minhas imagens e mandei para meu marido, como nossa filha se tivessemos uma.
    :)
    Lindo texto tb.

    Beijo e obrigada pelas ascíduas e doces visitas.
    :)

    ResponderExcluir
  5. Quantas coisas podem acontecer e se tornar melhores de um simples detalhe???Lindo! beijos,tud de bom,chica

    ResponderExcluir
  6. OI AMIGA QUERIDA!!!!!!
    QUE LINDO, ESTOU ENCANTADA EM COMEÇAR MEU DIA LENDO ESTE TEXTO. OBRIGADA, VOCÊ E SEU PRECIOSIDADES FAZEM PARTE DA MINHA VIDA!
    COMPREI O LIVRO A DOÇURA DP MUNDO, DEPOIS FALAMOS.
    BEIJINHO E UMA LINDA SEMANA

    ResponderExcluir
  7. Que história mais encantadora! A menina da foto é linda!!!

    Beijinhos

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá:

    Belíssimo texto e belíssima foto. Parabéns. Gostei.

    Um beijo.

    Nita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por seu precioso comentário, vou amar ler. Volte sempre que quiser!!