Utilidade Pública– O Diabetes

O doce trabalho de Peter Anton

Imagem ( Peter Anton)

O corpo se alimenta, principalmente, de duas substâncias: A primeira é o açucar, que dentro do organismo é chamado de Glicose – vem dos alimentos. A segunda substância é o Oxigênio – está no ar que a gente respira.

O açucar (Glicose) e o oxigênio são transportados pelo sangue e distribuídos para todos os órgãos e células do corpo. E as células transformam o açucar e o oxigênio em ENERGIA.

Energia para que? Viver, decidir, certo ou errado, somos humanos! Andar, amar, ter filhos, sentir fome, ficar alegres ou tristes, trabalhar… Precisamos de energia para tudo: Começar, terminar, recomeçar…

Para isto tudo acontecer, o açucar que está no sangue precisa passar para dentro da célula. Como o açucar não consegue passar sozinho, o organismo utiliza um “Transportador” chamado INSULINA. E o que que a Insulina?

A insulina é uma substância produzida pelo organismo e tem por finalidade colocar a glicose dentro da célula, para que esta possa produzir a energia necessária a vida.

E o que é o DIABETES? É uma doença que acontece quando o organismo produz pouca ou nenhuma insulina. E sem insulina a glicose não entra na célula. Enquanto as células morrem por falta de açucar e energia, o sangue se transforma em um melado, cheio de glicose que não pode entrar na célula. E o corpo inteiro adoece.

O pâncreas é o órgão responsável pela produção da insulina. A quantidade de insulina produzida vai depender da quantidade de açucar que se come. Quanto mais açucar a gente come mais o pâncreas tem que trabalhar.

E não se iluda, no escurinho do organismo, batata, arroz, pão, macarrão, biscoito, farofa, pizza, doces, sorvete, chopp, vinho, cerveja, -  tudo isto e muito mais – é o mesmo que açucar.

E porque o pâncreas deixa de produzir insulina?? Poque cansa!

Fica esperando a gente fazer exercícios para ajudar a consumir a glicose, tem esperana que a gente não engorde. Conforme a gente vai engordando, são necessárias quantidades maiores de insulina para colocar glicose dentro da célula. Até chegar o momento em que o pâncreas não consegue mais produzir tanta insulina.

O diabetes começa  muitos anos antes do açucar aumentar no sangue. Começa em qualquer idade quandoa  gente faz as três piores escolhas: ENGORDAR, NÂO FAZER ATIVIDADES FÌSICAS, SE ALIMENTAR DE FORMA INADEQUADA.

Através dos anos e dos erros, a insulina vai aumentando no sangue, mas sua capacidade de colocar a glicose dentro da célula vai diminuindo, até que não funciona mais. Neste momento quem aumenta no sangue é a glicose  É o Diabetes, que por longos anos ficou nos espreitando. A gente foi criando um monstro sem se dar conta…DIABETES.

Tem como evitar? Sim, fazendo as escolhas certas.

A saúde é o maior bem de todos nós!!!

(rhvida)

Comentários

  1. Oi,Débora!!
    Bem lembrado!!às vésperas da Páscoa!!!Aff !!
    Boa Noite,amada!!Bjs no core!

    ResponderExcluir
  2. Pois é querida Soninha...principalmente esse período!
    Bjo grande!!

    ResponderExcluir
  3. è melhor nem pensar nisso agora, quando já me acabo de tantos chocolates,rsrs beijos,linda e feliz Páscoa!chica

    ResponderExcluir
  4. Boa e oportuna reflexão Dr.ª Débora...rs
    Doçura e moderação para sua semana!

    ResponderExcluir
  5. Sempre é bom refletir e conhecer mais...
    Beijinho

    Lucia

    ResponderExcluir
  6. Débora querida!!!

    Uma Feliz Páscoa, muito amor, saúde, paz e chocolates é claro...

    Bjsss

    http://toutlamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por seu precioso comentário, vou amar ler. Volte sempre que quiser!!