Inveja…ou seria olho gordo

Li hoje um texto interessante e gostaria de compartilhar uma parte dele com vocês…

Imagem preso

Imagem: Pinterest

“A minha função espiritual faz de mim uma intermediária entre o humano e o sagrado e para exercê-la da melhor maneira possível tenho como instrumento o Jogo de Búzios. Pessoas de diferentes idades, raças e até mesmo credos, buscam a ajuda desse oráculo. Surpreende-me o fato de que uma grande parte dos que me procuram sente-se vítimas de inveja.

Engraçado é que nunca, nem um só dia sequer, alguém chegou pedindo-me ajuda para se libertar da inveja que sentia dos outros. Será que só existem invejados? Onde estarão os invejosos? E o pior é quando consulto o oráculo e ele me diz que os problemas apresentados não são decorrentes de inveja, a pessoa fica enfurecida.

Percebo logo que existe ali uma profunda insegurança, que gera uma necessidade de autovalorização. Se isso ocorresse apenas algumas vezes, menos mal, o problema é que esse comportamento é uma constante. Isso me leva a pensar que cada pessoa precisa olhar dentro de si, tentar perceber em que grau a inveja existe dentro dela, para assim buscar controlar e emanar este sentimento, de modo que ela não venha a atuar de maneira prejudicial ao outro, mas principalmente a si, pois qualquer energia que emitimos, reflete primeiro em nós mesmos.

Lembro-me de um caso que presenciei, onde uma senhora repleta de ouro insistia em me dizer que as pessoas estavam olhando para ela com inveja. Cansada daquele queixume, disse-lhe que quem não quer ser visto, não se mostra.

A inveja é popularmente conhecida com olho gordo. Se não queremos ser atingidos pelo olho gordo do outro, devemos cuidar para que  nossos olhos emagreçam, não deixando que eles cresçam com o desejo de possuir o alheio. Já que fazemos dieta para nossos corpos serem saudáveis, devemos também fazer dieta para nossos olhos, pois eles refletem a beleza da alma. A tendência agora é, portanto, olhos magrinhos, mas não anoréxicos, pois alguns desejos eles precisam ter, de preferência desejos saudáveis.

(*Maria Stella de Azevedo Santos é Iyalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá)

Comentários

  1. Mto interessante!
    Acho mto importante reconhecermos nossas falhas, erros, limitações, conhecer e aceitar é o caminho para 'manerar', trabalhar, concertar.

    ResponderExcluir
  2. Olá Débora,
    Achei muito boa essa parte:
    "Engraçado é que nunca, nem um só dia sequer, alguém chegou pedindo-me ajuda para se libertar da inveja que sentia dos outros".

    Vejo muito isso, Débora, as pessoas falam: aí que energia negativa, aí que pessoa invejosa, mas não seriam elas assim, e não os outros?

    Um ótimo texto, um dia maravilhoso pra você, um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Que legal e interessante esse texto...beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  4. Débora, muito legal a sua postagem. Tenho uma amiga psicóloga que sempre diz que quando reclamamos muito de estarmos sendo penalizados por alguma coisa, é porque estamos nos policiando para tentar não fazer o mesmo com os outros. Geralmente reclamamos muito dos nossos defeitos que vemos no "outro".
    Bjos.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  5. Adorei, DéboRa!
    Excelente post! Bjão,

    ResponderExcluir
  6. Olho magro... que maneira mais original de cuidarmos do nosso interior. Tão fácil colocar culpa nos outros. Excelente texto; uma reflexão necessária.
    Beijo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por seu precioso comentário, vou amar ler. Volte sempre que quiser!!