A origem da palavra FAVELA


Favela com o Cristo Redentor ao fundo
Você já parou para pensar qual o motivo de chamarmos os bairros pobres e sem infraestrutura de "FAVELAS"? Eu sempre achei que fosse um nome indígena ou qualquer coisa assim,mas a história é bem mais interessante que isto.
O origem do nome "FAVELA" remete a um fato marcante ocorrido no Brasil na passagem do século XIX para o século XX: a Guerra de Canudos.Na Caatinga nordestina, é muito comum uma planta espinhenta e extremamente resistente chamada "FAVELA".
Entre 1896 e 1897, liderados por Antônio Conselheiro, milhares de sertanejos cansados da humilhação e dificuldades de sobrevivência num Nordeste tomado de latifúndios improdutivos e secas, criam a cidadela de Canudos, no interior da Bahia, revoltando-se contra a situação calamitosa em que viviam.

Mapa da Região de Canudos - Bahia
Em Canudos, muitos sertanejos se instalaram nos arredores do "MORRO DA FAVELA", batizado em homenagem a esta planta.

Estátua de Antonio Conselheiro olha pela Nova Canudos.
A cidade original foi alagada para a construção de um Açude

Morro da Favela em dois momentos: Guerra de Canudos (esquerda) e atualmente (Direita)
Com medo de que a revolta minasse as bases da República recém instaurada, foi realizado um verdadeiro massacre em Canudos, com milhares de mortes, torturas e estupros em massa, num dos mais negros episódios da história militar brasileira, feito com maciço apoio popular.Quando os soldados republicanos voltaram ao Rio de Janeiro, deixaram de receber seus soldos, e por falta de condições de vida mais digna, instalaram-se em casas de madeira sem nenhuma infraestrutura em  morros da cidade (o primeiro local foi o atual "Morro da Providência"), ao qual passaram a chamar de "FAVELA", relembrando as péssimas condições que encontraram em Canudos.

Morro da Providência em foto antiga. Onde tudo começou...
Morro da Providência atualmente
Este tipo de sub-moradia já era utilizado a alguns anos pelos escravos libertos, que sem condições financeiras de viver nas cidades, passaram também a habitar as encostas. O termo pegou e todos estes agrupamentos passaram a chamar-se FAVELAS.
Mas existem vários "MITOS" sobre as Favelas que precisam ser avaliados...
01 - Costumamos achar que as maiores Favelas do mundo encontram-se no Brasil, mas é um engano. Nenhuma comunidade brasileira aparece entre as 30 maiores do Mundo. México, Colômbia, Peru e Venezuela lideram o Ranking, em mais um triste recorde para a América Latina.

Vista aérea da Favela de NEZA, nas proximidades da Cidade do México.
A Maior do Mundo, com mais de 2,5 milhões de Habitantes
02 - Outro engano comum é achar que as Favelas são um fenômeno "terceiro-mundista", restrito a países subdesenvolvidos ou emergentes. Apesar de em quantidade bem menor, países desenvolvidos como Espanha também tem suas Favelas, chamadas por lá de "Chabolas".
Chabolas madrileñas, as favelas espanholas
Recebi esse texto de uma amiga e estou compartilhando!


Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.
(Nelson Mandela)

Comentários

  1. Interessante e elucidativo, além de bem ilustrado , o teu post! Gostei! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha de post! Concordo com a Chica. Obrigada por compartilhar!
    Dia desses fiz esta pergunta sobre a origem da favela e fiquei sem resposta! Agora uma bela aula para entender e sem deixar de mencionar o fabuloso pensamento de Mandela ao final - ensinam a odiar e podem ensinar a amar. Parabéns Débora. Beijo

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que bacana saber isso. Esses dias atrás assisti novamente Canudos. Foi uma chacina repleta de ignorância e sem nenhum fundamento. O povo recrutado por A. Conselheiro nem arma possuía. E realmente, destruíram tudo. A foto atual de lá ficou super interessante. Ainda mais pq assisti há pouco o filme. E favela, nome de uma planta!
    Adorei o post, Deborah! super educativo!

    Já que estamos nos conhecendo, voce logo vai ver que sou cinéfila inveterada. Se voce gosta de N. Mandela, assista "Invictus". O início do governo deste ser fabuloso, possuidor de uma sabedoria e capacidade sem fim. Maravilhoso!

    Beijos com carinho!

    ResponderExcluir
  4. Amei!
    Adoro curiosidades desse tipo, origem de nomes, expressões, ainda faço uma pós em linguística :)
    Mto bom o post :)
    Beijo, carinho e admiração

    ResponderExcluir
  5. Doces e maravilhosas sempre suas visitas e seus comentários. Um final de semana doce como algodão doce pra vc

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Débora por tanta informação. Eu não tinha a menor idéia da origem da palavra favela. Muito boa postagem, inclusive pela adição das sábias palavras de Nelson Mandela.

    ResponderExcluir
  7. isso é muito interessante gostei muito de saber sobre a origem da palavra favela ver em outro pais que não seja o brasil é demais amei.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por seu precioso comentário, vou amar ler. Volte sempre que quiser!!