Modernidade

Pinned Image
Imagem: Pinterest
Na fila do supermercado, o caixa diz uma senhora idosa:
- A senhora deveria trazer suas próprias sacolas para as compras, uma vez que sacos de plástico não são amigáveis ao meio ambiente.
A senhora pediu desculpas e disse:
- Não havia essa onda verde no meu tempo.
O empregado respondeu:
- Esse é exatamente o nosso problema hoje, minha senhora. Sua geração não se preocupou o suficiente com  nosso meio ambiente.

Pensando bem sobre o assunto será mesmo que a tempos atrás as pessoas não pensavam na questão meio ambiente? Talvez não fosse falado e discutido o assunto como hoje, mas em relação a atitudes era tudo muito diferente dos dias atuais…
A tempos atrás as garrafas de leite, de refrigerante e cerveja eram devolvidos à lojaque por sua vez mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reuso, e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as garrafas, umas tantas outras vezes.
As pessoas subiam escadas pois não havia escadas rolantes nas lojas e escritórios. Andavam até o comércio, ao invés de usarem carro de 300 cavalos de potência a cada vez que precisava ir a dois quarteirões.
As fraldas dos bebês eram lavadas, porque não havia fraldas descartáveis. Roupas secas: a secagem era feita por nós mesmos, não nestas máquinas bamboleantes de 220 volts. A energia solar e eólica é que realmente secavam as roupas. Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido de seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre novas.
Naquela época só tinham uma TV ou um rádio em casa, e não uma TV em cada quarto. E a TV tinha uma tela do tamanho de um lenço, não um telão do tamanho de um estádio; que depois será descartado como?
Na cozinha, batiam tudo com as mãos porque não havia máquinas elétricas, que fazem tudo por nós. Quando se embalava algo um pouco frágil para o correio, usava-se jornal amassado para protegê-lo, não plastico bolha ou pellets de plástico que duram cinco séculos para começar a degradar.
Naqueles tempos não se usava um motor a gasolina apenas para cortar a grama, era utilizado um cortador de grama que exigia músculos. O exercício era extraordinário, e não precisava ir a uma academia e usar esteiras que também funcionam a eletricidade.
Bebía-se diretamente da fonte, quando sentia-se sede, em vez de usar copos plásticos e garrafas pet que agora lotam os oceanos.
As canetas: eram recarregadas com tinta umas tantas vezes ao invés de comprar uma outra. Abandonamos as navalhas, ao invés de jogar fora todos os aparelhos 'descartáveis' e poluentes só porque a lámina ficou sem corte.
Na verdade, houve  uma onda verde naquela época. Naqueles dias, as pessoas tomavam o bonde ou ônibus e os meninos iam em suas bicicletas ou a pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas.
Tínha só  uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede para alimentar uma dúzia de aparelhos. E não se usava GPS para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para encontrar a pizzaria mais próxima.
Então, como é que a atual geração fala tanto em meio ambiente, mas não quer abrir mão de nada e não pensa em viver um pouco como a tempos atrás…

Comentários

  1. Esse texto é muito legal e faz pensar! beijos,lindo fds!chica

    ResponderExcluir
  2. Débora, falar em "verde" pede-nos muitas reflexões e este texto é uma excelente oportunidade para isto. Um lindo sábado para vocês! Beijo

    ResponderExcluir
  3. Débora querida,
    Excelente texto, Refleti e penso muito no que seria nosso mundo sem os descartáveis...
    Bjs,

    ResponderExcluir
  4. Aplausos minha querida, excelente seu artigo. Ninguém quer deixar a modernidade, fala-se em meio ambiente, mas falta mudanças de atitudes. Um domingo cheio de paz e alegria, bjs
    Ivana.

    ResponderExcluir
  5. Precioso texto Débora. Foi você quem escreveu? Se foi, meus parabéns, esse texto deveria estar nas manchetes de jornais... e em nossas consciências.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por seu precioso comentário, vou amar ler. Volte sempre que quiser!!